Desenvolver um sistema de cobrança recorrente é uma das coisas mais eficientes para que você consiga ter um fluxo de caixa eficiente, e garanta alguma receita para a sua loja virtual mesmo nos meses de menos desempenho.

Para que esses sistemas funcionem, é importante que você conte com uma plataforma eficiente, que seja capaz de realizar essas cobranças, garantindo assim o pagamento devido seja realizado na data estipulada.

Quem faz isso é um sistema previamente contratado, que se responsabiliza por realizar a cobrança. É importantíssimo que você utilize um sistema seguro e eficiente, que não tenha falhas na cobrança, e que garanta ao seu cliente o conforto e a segurança que ele almeja.

Mas se trata de um serviço com peculiaridades muito particulares. As métricas tradicionais e os serviços de acompanhamento não costumam funcionar da mesma maneira para essa demanda, por isso a importância de uma plataforma específica.

Tudo o que você precisa saber sobre cobrança recorrente

 

Embora o termo seja desconhecido para muitas pessoas, ele é mais familiar quando conseguimos exemplificar. Algumas das empresas virtuais mais famosas e relevantes atualmente utilizam esse sistema.

Podemos citar rapidamente Netflix, Spotify, SmartFit e Sem Parar como sendo algumas delas. Todas elas trabalham com um serviço de cobrança recorrente, e utilizam justamente esses sistemas de cobrança.

Manter um sistema de assinaturas é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar o seu público. Isso porque você consegue assegurar o lucro através dessas pessoas, que periodicamente consomem os seus serviços.

No entanto, a qualidade é um ponto crucial nesse caso. Um cliente que contrata um serviço recorrente se torna ainda mais exigente, e precisa ter a garantia da qualidade durante todo o período de assinatura.

Sendo assim, um sistema de cobrança eficaz precisa estar em funcionamento frequente, garantindo que o cliente permaneça satisfeito e, dessa forma, continue consumindo e indicando aquilo.

A satisfação então se torna algo ainda mais crucial do que em casos de vendas isoladas. Até porque, a assinatura geralmente tem um valor simbólico perto dos gastos para implantação daquele serviço.

É a permanência do cliente que trará lucros a longo prazo, o que prova que a retê-lo é tão importante quanto conquistá-lo. Por isso a qualidade do serviço precisa ser constante.

Como a economia da recorrência pode ajudar a sua empresa

 

O segredo para ter uma empresa de sucesso é investir em uma gestão eficiente. Não adianta de nada você ter um bom produto, pessoas interessadas e bons funcionários se não souber como gerenciar tudo isso de forma adequada.

A cobrança recorrente lhe traz inúmeros benefícios, e um deles é justamente uma gestão mais qualificada. Isso porque atribui transparência, confiabilidade e praticidade nas suas práticas financeiras. Vamos entender melhor!

O primeiro ponto existe porque o cliente sabe exatamente qual será o valor a ser pago pelo serviço no momento em que ele contrata. O sistema da cobrança recorrente faz com que o valor correto seja cobrado todos os meses, atribuindo ainda mais transparência sua empresa, sem erros e imprevistos.

O cliente que aceita se fidelizar dessa forma demonstra confiança total no seu serviço. E quanto mais pessoas confiam, mais vão confiar. Afinal, o marketing “boca a boca” continua sendo o mais potente.

A praticidade da cobrança recorrente entanto para você quanto para o seu cliente. Afinal de contas, basta cadastrar uma vez para que ela seja repetida com a periodicidade cadastrada.

Assim não há necessidade de ficar informando dados todos os meses, e o cliente também não precisa se preocupar com isso. É praticidade para ambas as partes, que percebem a cobrança sendo feita de forma adequada quando vence a assinatura mensal.

Diminua a inadimplência, e obtenha melhor controle financeiro

 

Independentemente de qual é o seu meio de atuação, o nicho em que trabalha ou o porte de sua empresa, a cobrança recorrente a inadimplência de seus clientes é sempre um fantasma.

Quando ela ganha grandes proporções, acaba se tornando um problema que pode levar a sua empresa a situações críticas. Outra vantagem percebida na prática da cobrança recorrente é justamente a diminuição da inadimplência.

Primeiro que o pagamento acontecendo com frequência já prepara o cliente para isso, e ele acaba garantindo que haja créditos para arcar com aquele serviço.

Mas, também acontece que de a inadimplência recair, na verdade, sobre a administradora de créditos, passando a ser problema de outra empresa. Com isso diminuem os prejuízos para você!

E para finalizar, o serviço será interrompido quando ocorre a inadimplência, garantindo que você só dedique energias aos clientes que estão, de fato, pagando o serviço. Como o aviso de não pagamento é imediato, você consegue providenciar tudo rapidamente.

Pagamento recorrente ou pagamento parcelado? qual é melhor para a sua empresa?

 

A grande questão a respeito da cobrança recorrente é que ela ajuda a nutrir a confiança de seu cliente sobre a sua empresa. Quando o cliente faz uma compra parcelada, ele está desesperado para que aquilo acabe logo.

Quando ele faz um sistema de assinatura, não. Ele aceita incluir aquilo em suas despesas mensais porque acredita que a qualidade vale a pena. Além disso, existe o fato de que o valor não bloqueia o cartão de crédito.

Ele é pago mensalmente integral, de acordo com o que foi fechado na mensalidade. Aquilo vai garantir que o cliente tenha sempre o valor disponível em seu crédito – o que, no final das contas, representa mais uma vantagem também para o consumidor.

Então, o pagamento recorrente traz vantagens não somente para o empresário e para a empresa, mas também para o cliente. É uma relação de confiança que se fecha, e que ajuda o seu negócio a se tornar mais sólido no mercado.

Trabalhar com parcelamento muitas vezes é bom, e pode ser uma alterativa interessante para aumentar as vendas. Mas a possibilidade da cobrança recorrente é ainda melhor para alguns casos, e se torna um diferencial que, aos olhos do cliente, parece ainda mais vantajoso.

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