Gateway de Pagamentos: Conheça tudo sobre este moderno serviço de pagamento

Baixe agora o PDF para ler quando quiser

Conhecer tudo sobre Gateway de pagamentos pode ser a solução para que você consiga organizar o seu e-commerce, oferecendo opções mais práticas, seguras e econômicas para os seus clientes realizarem a transação e quitação.

Os Gateways são os sistemas utilizados para que a transação financeira aconteça em uma loja de e-commerce, ou seja, uma loja virtual. Hoje esse sistema é considerado indispensável, e conhecê-lo é primordial para quem pretende marcar presença virtual.

Além de facilitar e possibilitar as transações, também existe um outro fator que é a segurança dos clientes, coisa que o Gateway também possibilita. E essa é uma das coisas mais importantes!

Afinal, para que um cliente volte a comprar na sua loja ele precisa desfrutar de um conforto, agilidade e segurança total. Qualquer experiência ruim será o suficiente para que ele não somente não compre mais, como também não indique a sua loja.

Em tempos de redes sociais, um cliente com experiência negativa pode transformar isso em uma multidão através de publicações e compartilhamentos. Mais do que nunca você deve pensar em alternativas para tornar a atividade da compra virtual saudável para ambos os lados.

 

Entenda como funciona o gateway de pagamentos

 

O Gateway de pagamentos funciona como um ponto de venda. Quando você vai a uma loja física, existe um espaço para pagamentos que mantém, por exemplo, os sistemas das máquinas de cartão em pleno funcionamento.

Ali você realiza o pagamento, tem seu crédito aprovado ou recusado no ato, e consegue concluir a sua venda. Quando isso é feito pela internet, quem acaba intermediando essa atividade é o Gateway.

Consiste em uma empresa que presta todo o suporte para que as transações online sejam realizadas de maneira segura e eficaz. O gateway mantém uma ligação direta com os sistemas dos bancos e cartões, e garante, por exemplo, a checagem imediata a respeito da disponibilidade de crédito de um cliente.

Isso é feito de maneira sigilosa e rápida. O cliente digita os dados do cartão, o Gateway de Pagamentos faz a ligação imediata com o banco ou com a operadora, e autoriza ou não a conclusão daquela compra.

 

Segurança é primordial para os clientes

 

Sem dúvida alguma a segurança é um dos assuntos mais importantes para qualquer pessoa que realiza compras online. É preciso ter muita confiança para realizar uma transação online, informando seus dados bancários e do seu cartão para uma transação. 

O Gateway também é responsável por isso, por manter os dados fornecidos pelo seu cliente em completo sigilo, de maneira codificada, impedindo assim que outros sistemas tenham acesso indevido a essas informações.

  • Integração facilitada:

A escolha por um Gateway de Pagamentos vai lhe ajudar porque as formas de pagamento podem ser integradas de maneira simples. Ou seja, você consegue atender seus clientes de forma eficiente, independentemente de qual banco ou cartão eles utilizem.

Outra coisa interessante é que um bom Gateway de Pagamentos permite que você realize algumas adaptações, de modo que o serviço funcione de acordo com o sistema que você utiliza, sendo completamente incorporado e atendendo as demandas específicas da sua loja!

 

Tenha absoluto controle das vendas que foram realizadas

 

Agora que você já entendeu um pouquinho sobre o Gateway de Pagamentos, deve estar se perguntando como será feito o controle dessas vendas, já que você não consegue receber os recibos de pagamento emitidos.

A verdade é que existe um registro que permite que você tenha acesso a todas as transações realizadas. Isso facilita para que você faça checagens posteriores ou imediatas a respeito de cada venda realizada pela internet. Fantástico, não é mesmo?

  • Serviços Adicionais Podem Melhorar Ainda Mais A Experiência!

            Se você já possui um Gateway de Pagamentos e quer apenas aprimorar o serviço, saiba que existem alguns mais modernos e funcionais que oferecem excelentes opções. Veja algumas delas:

  • Compre com um click: possibilidade de o cliente manter os dados cadastrados para fazer compras mais rápidas apenas clicando;
  • Pagamento com dois cartões: permite que o cliente faça a compra utilizando dois cartões diferentes como forma de pagamento;
  • Estorno de pagamentos: facilidade para estornar pagamentos indevidos, duplicados, ou qualquer outro tipo de problema;
  • Extensões que podem ajudar nas vendas: aproveite coisas como Regras de Pagamento, Roteamento de Custo, Analytics de Consumo e outras funções que tornam as vendas ainda mais eficazes.

            Você ainda pode obter tudo isso com a personalização da sua marca, utilizando a sua logo para compor o Gateway de Pagamentos, fazendo com que o seu site tenha a sua cara do início ao fim.

 

Como escolher o melhor Gateway de Pagamentos para sua empresa

 

Se você tem ou pretende ter uma loja virtual, pensar em um Gateway de Pagamentos é uma das coisas mais importantes. E agora que você já sabe mais sobre esse sistema e sua utilidade no e-commerce, é hora de obter dicas para escolher a melhor empresa.

Com certeza a melhor coisa a fazer é começar por uma ampla pesquisa a respeito de cada um dos fornecedores. Confira quais são as taxas, valores e benefícios oferecidos.

Mas é importante também analisar se os serviços estão de acordo com o perfil de seu público alvo. Entenda o comportamento dos seus clientes para conseguir definir os serviços que são indispensáveis.

Também é indispensável que você analise com cautela quais são as formas de integração, ou seja, se ele pode ser facilmente adaptado ao seu sistema.  Por fim, mas não menos importante, analise o atendimento da central.

As empresas de Gateway costumam oferecer um bom atendimento, e isso deve ser testado antecipadamente. Afinal, se você tiver qualquer problema no funcionamento dessa ferramenta, a sua loja poderá permanecer inativa por um período – o que, na prática, representa perda de dinheiro.

Para evitar isso, descubra quais são os meios de atendimento e qual é o suporte oferecido para qualquer tipo de dificuldade que você eventualmente venha a ter com a plataforma. Esses cuidados serão suficientes para lhe ajudar na hora de escolher o melhor Gateway de Pagamentos para a sua loja virtual.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários