Os serviços de internet se tornaram essenciais para os dias atuais. É praticamente impossível pensar na rotina moderna sem o acesso, e os provedores de internet cumprem um papel mais do que fundamental para o funcionamento da sociedade.

É um fato que, nesse cenário, a velocidade de conexão é um dos pontos mais importantes. Afinal, ninguém tem tempo para lidar com uma conexão lenta e pouco confiável, que acaba deixando o usuário na mão quando ele mais precisa.

Os pequenos provedores de internet, por sua vez, chegam para suprir algumas demandas bem específicas. São empresas que estão oferecendo um atendimento onde as grandes empresas sequer sonham em chegar, e com isso vêm ganhando cada vez mais espaço.

Os provedores regionais, por exemplo, já são cada vez mais comuns, e atendem áreas que até então estavam completamente carentes desse serviço, como regiões rurais e de difícil acesso.

Entenda o crescimento dos Provedores de Internet!

Apesar de ser um serviço inegavelmente essencial, também é um fato que muitas vezes os provedores de grande porte muitas vezes não conseguem atender a demanda da população. Ou eles não chegam nas regiões mais remotas, ou deixam a desejar com relação à qualidade de atendimento e serviços.

1. Regiões afastadas!

Com o país em crise e as condições econômicas comprometidas, muitas empresas simplesmente não se importaram em investir em expansão de alcance, o que deixa muitos brasileiros carentes desse serviço. E foi justamente aqui que os provedores de internet menores enxergaram uma grande oportunidade de crescimento.

O surgimento dos provedores de internet locais se tornou uma solução essencial para atender pessoas que estão em cidades mais afastadas, e em regiões que não interessam para as grandes empresas.

Um dos resultados mais importantes é que esse acesso a internet de qualidade faz com que essas regiões se desenvolvam economicamente. Isso nos faz entender que os provedores de internet menores são fundamentais para o desenvolvimento do país.

É importante entender que, muito além das capitais e das grandes metrópoles, existem pessoas que também possuem suas empresas, negócios e investimentos. Essas pessoas também precisam de acesso à web!

Seja para divulgação ou para a realização de vendas online, a internet se tornou hoje uma ferramenta indispensável, e isso independe da região em que estamos.

Então, essas lacunas deixadas pelas grandes empresas são categoricamente preenchidas pelos pequenos provedores de internet – e com qualidade, o que é mais importante!

2. Telecomunicações e fibra óticas!

Com a demanda crescendo, os pequenos provedores também começam a investir cada vez mais em qualidade. E por isso hoje também utilizam a fibra ótica como meio de fornecer o serviço de alto padrão.

Já são mais de 2 mil empresas atuando com o fornecimento de internet e expandindo o acesso à banda larga nas regiões mais afastadas e mais remotas do país. O grande problema é que essas empresas não recebem qualquer incentivo governamental.

O crescimento está se dando por conta própria, o que acaba comprometendo a sua expansão e velocidade. Mas ainda assim é uma opção inteligente e que tem trazido resultados importantíssimos para o país.

Previsões para o futuro – O que está por vir?

Apesar de o país passar por uma situação complicada a respeito de suas condições financeiras, o mercado de provedores e internet continua com excelentes previsões. Felizmente, a tendência é positiva e de crescimento para esse mercado.

O mais interessante é que as empresas estão investindo em fibra ótica, e entendem que mesmo em um cenário economicamente hostil, a qualidade é um ponto de extrema importância para manter o sucesso dos negócios.

A evolução tecnológica e a relevância cada vez maior das telecomunicações para o dia a dia do brasileiro com certeza são alicerces fundamentais para esse crescimento.

Uma das questões a serem analisadas quando falamos sobre o crescimento dos provedores de internet no país é justamente com relação ao alcance das tecnologias de fibra ótica. Apesar de o acesso ser cada vez mais amplo no país, dados apontam que pelo menos 15% da população brasileira ainda não desfruta de internet através dessa tecnologia.

Essa população está essencialmente localizada nas regiões norte e nordeste no país. O investimento para infraestrutura tecnológica nessas regiões acaba ficando a cargo desses pequenos provedores, que enxergam essa oportunidade – além da possibilidade de garantir um serviço mais rápido e qualificado para os moradores.

Condomínios representam um mercado promissor para os pequenos provedores!

Se perguntarmos quantos provedores de internet você conhece, provavelmente conseguiremos 4 ou 5 nomes de empresas grandiosas, mas que oferecem um serviço para lá de duvidoso.

A maioria das pessoas possui queixas bem pontuais a respeito desses provedores, que vão desde a qualidade e frequência do serviço até o atendimento demorado e estupido – muitas vezes proveniente de uma demanda insana de clientes.

Porém, você ficará surpreso ao descobrir que existem mais de 11 mil provedores de internet funcionando atualmente no Brasil. Também é espantoso pensar que cerca de 4 milhões de pessoas são atendidas por essas empresas menores.

Os condomínios, por exemplo, são clientes assíduos dos provedores regionais. E na maioria das vezes o fornecimento de internet é muito melhor do que aquele prestado pelas empresas mais populares do mercado.

Sem falar no atendimento e assistência técnica, que acabam também se superando no quesito agilidade e também na qualidade.

Isso nos faz entender que os condomínios representam uma parcela importantíssima de consumidores. É importante aqui deixar claro que as empresas consideradas líderes de mercado também são líderes de reclamação.

Então, por que não oferecer a um grupo de moradores um serviço de qualidade melhor? Pergunte para qualquer pessoa que você conheça sobre o quão satisfeita ela está com o serviço de internet que dispõe, e você provavelmente receberá respostas como “eu até gosto, mas…”

É justamente nessa lacuna do “mas”, que os provedores de internet regionais conseguem se apresentar como sendo a melhor solução para aquela insatisfação que lhe foi apresentada.

Para tornar o seu provedor de internet um sucesso você precisa estar ligado a cada mudança referente a esse mercado. E estamos passando por um momento que será definitivo para o nicho.

É preciso também estar atendo a questões como gestão financeira, corte de custos e qualidade de atendimento para que a sua empresa se torne altamente rentável, ao mesmo tempo em que a qualidade acompanhe esse crescimento, formando uma legião de clientes satisfeitos e fiéis aos pequenos provedores de internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *